O Monitoramento Ambiental consiste em um conjunto de observações e medições de parâmetros ambientais, de modo contínuo ou esporádico, para controle ou alarme em determinados casos. Em uma gestão equilibrada e adaptativa, o monitoramento permite avaliar o desenvolvimento da atividade de modo equilibrado ou permitir a correção de situações potenciais de risco ou desequilíbrio.
A Geoprime realiza a coleta e amostragem de efluentes industriais, de água superficial ou subterrânea com metodologia (low flow), além das medições de ruídos ambientais, monitoramento da qualidade do ar, utilizando o amostrador de grandes volumes (Hi-vol) entre outros serviços.
Este tipo de amostragem permite a coleta representativa do fluxo de gases e material particulado emitidos por dutos e chaminés sendo uma importante ferramenta de verificação da poluição do ar, pois possibilita o seu enquadramento aos padrões de emissão legais estabelecidos em normas ambientais.
Realização de coleta de efluentes industriais com procedimentos adequados para manuseio e transporte de amostras até a entrega aos laboratórios credenciados para realização de análises microbiológicas e físico-químicas.
Realização de coleta de água superficial com procedimentos adequados para manuseio e transporte de amostras até a entrega aos laboratórios credenciados para realização de análises microbiológicas e físico-químicas.
Realização de coleta de água subterrânea por meio de amostragem representativa do aqüífero, através da medição dos parâmetros de campo, reduzindo assim a perda de compostos de interesse, conforme recomenda a ABNT NBR 15847/10, com procedimentos adequados para manuseio e transporte de amostras até a entrega aos laboratórios credenciados para realização das análises químicas.
O monitoramento da qualidade do ar tem como objetivo a quantificação de poluentes atmosféricos, bem como a avaliação da qualidade do ar em relação aos limites estabelecidos (CONAMA 003/90). O objetivo final é manter a qualidade do ar em níveis adequados à população.
desmonte de rochas com emprego de explosivos em áreas urbanas gera como efeito indesejável ruídos e vibrações no solo, os quais podem causar desconforto às populações vizinhas e danos às edificações em seu entorno. O controle e a minimização desses efeitos é uma prática importante que deve feita através do monitoramento sismográfico em conjunto com as atividades de planejamento e a execução dos trabalhos de desmonte de rocha (NBR 9653:2005).
Obras dos mais variados tipos (bate estaca, rolo compactador, perfurações, demolições e implosões, etc), podem causar efeitos indesejáveis de ruídos e vibrações no solo os quais podem causar desconforto às populações vizinhas e danos às edificações em seu entorno. O controle e a minimização desses efeitos é uma prática importante que deve feita através do monitoramento sismográfico em conjunto com as atividades de planejamento e a execução da obra (NBR 9653:2005).
Para a caracterização da vegetação é realizado um caminhamento em campo e são anotadas as características qualitativas referentes à comunidade vegetal, como o registro das espécies e suas características ecológicas. A partir dessas informações a cobertura vegetal é classificada como introduzida, espontânea ou remanescente. Além dessas informações são também realizadas observações básicas do substrato, com a finalidade de caracterizá-lo quanto à capacidade de proporcionar o desenvolvimento da vegetação, bem como ocorrências de atividades de recuperação ambiental na área.
O Certificado de Registro para Medição de Emissão Veicular (CREV) é o ato administrativo mediante o qual o órgão ambiental atesta a capacitação de pessoa física ou jurídica para executar medições de emissões veiculares, para atendimento ao Programa de Autocontrole de Emissão de Fumaça Preta por Veículos Automotores do Ciclo Diesel e outros programas similares que venham a ser instituídos.